ESCRITORES

ESCRITORES

Dorme ponte, Pernambuco, Rio, Bahia...

Hoje, amanheci com muita saudade de minhas origens. Com isso, reproduzi uma das minhas primeiras postagens no blog sobre a região onde nasci no norte da Bahia, a belíssima região são-franciscana.

VÍDEOS: [O ciúme]-Gal e Caetano, [Petrolina-Juazeiro]-Elba e Geraldo Azevedo

Caetano Veloso - O ciúme
Composição: Caetano Veloso

Dorme o sol à flor do Chico, meio-dia
Tudo esbarra embriagado de seu lume
Dorme ponte, Pernambuco, Rio, Bahia
Só vigia um ponto negro: o meu ciúme

O ciúme lançou sua flecha preta e se viu ferido justo
na garganta
Quem nem alegre, nem triste, nem poeta
Entre Petrolina e Juazeiro canta

Velho Chico, vens de Minas
De onde o oculto do mistério se escondeu
Sei que o levas todo em ti
Não me ensinas
E eu sou só eu só eu só eu

Juazeiro, nem te lembras dessa tarde
Petrolina, nem chegaste a perceber
Mas na voz que canta tudo ainda arde
Tudo é perda, tudo quer buscar, cadê?

Tanta gente canta
Tanta gente cala
Tantas almas esticadas no curtume
Sobre toda estrada, sobre toda sala
Paira monstruosa
A sombra do ciúme





Veja Belas Imagens: [Juazeiro]-Bahia, [Petrolina]-Pernambuco

11 comentários:

Sueli Maia (Mai) disse...

Luiz,
eu já passei por esta ponte algumas vezes e sempre me sentí apequenada diante da grandeza do 'velho Chico'.
A ponte é incrível mas este rio é sagrado.
O fato é que eu adoro esta música.
Tenho "O Ciúme" gravado por vários intérpretes, inclusive Pena Branca e Xavantinho (e olha que não gosto do estilo sertanejo).

Assim é que cantar 'o ciúme' durante a travessia era quase inevitável.

Há muito tempo não faço esta viagem
Rio-Pernambuco por terra, e sua postagem salvou estes meus momentos.Obrigada!

beijos

Joelma B. disse...

Nossas origens são essência que jamais deve ser esquecida...

Abraço iluminado!

Jéssica Rodrigues disse...

Oieee, dia 12 esta chegando para ter a revelação do amigo secreto, quem seráaa? Beijoos :**

Anônimo disse...

Maravilha de postagem, Luiz! Parabéns!
Belíssima canção!

Beijos, querido. :)

Gisa disse...

Linda imagem e linda postagem.
Maravilhoso poder ter esta lembrança em seus arquivos pessoais.
Um bj. querido amigo.

Maria Helena disse...

Oi! esta música na minha casa foi ouvida, cantada, tocada no violão...Muitas e muitas vezes, até hoje ainda ela ressuscita e também a flecha negra do ciúme....Pra mim o rio São Francisco foi personificado, não o conheci, mas podia vê-lo, este rio tem uma alma, é quase gente, é um poeta que leva toda a história cantando e calando também. O Caetano foi genial quando compôs a música e nós usamos e abusamos dela, todos nós seis....família. Fico feliz que tenha se lembrado dela (música), dele(Caetano), do "Chico" meu amigo mágico é uma veia ancestral irrigando a vida física e emocional de muita gente, Um beijo

Yon disse...

Olá Luís!! estou te presenteando com um Selo. Dá um pulo lá no Só Palavras!
Abraços....

Ariadne disse...

Muito linda essa música mesmo! Sempre bom relembrarmos nossas origens, amigo! Parabéns pela postagem! Beijos!

Vivian disse...

Olá!!Bom Dia!!

Belíssima foto!!E o Caetano é o mestre das palavras!!Sempre me encanta a riqueza de suas composições!!
É muito bom relembrarmos boas momentos!!!
Bom final de semana!
Atenciosamente

Anônimo disse...

I Fiend interesting and digestible your blog which is why we invite you to exchange links.
If you agree put in your bloghttp://hotshowgay.blogspot.com/
I'll add your blog at my blog from my other blog http://phnomsroks.blogspot.com/
In true communication I hope to answer the invitation whether the decision that you will get.

Thanks for visiting my blog.

Daniel Savio disse...

Não dá para nascer sem ter uma pouco de saudade de onde se viveu...

Fique com Deus, menino Luis Neves.
Um abraço.