ESCRITORES

ESCRITORES

Menininha do Gantois, A Rainha do Trono Dourado de Oxum

Maria Escolástica da Conceição Nazaré [Salvador-BA, 10 de fevereiro de 1894 - 13 de agosto de 1986], conhecida como Mãe Menininha do Gantois, foi uma Iyálorixá (mãe-de-santo) brasileira, filha de Oxum. Nascida no dia de Santa Escolástica, foi iniciada nos ritos africanos com a idade tenra de oito meses de nascida, oportunidade em que sua tia e antecessora, Pulcheria da Conceição Nazaré, conhecida como Kekerê, numa alusão à sua titulação hierárquica ocupando o cargo de Iya kekerê (Mãe pequena), vaticinou: "É FILHA DE OXUM", e a profecia concretizou-se. Oxum é a Deusa da beleza e do rio. Oxum, na Nigéria, é um Orixá muito popular e é cultuado em Salvador com extrema devoção.
A 18 de fevereiro de 1922, "A estrela mais linda do Alto do Gantois" inicia a sua trajetória religiosa, tendo recebido o poder místico diretamente de Oxóssi, Deus da Caça, rei de Keto, e de Xangô, Deus do Fogo e do Trovão, rei de Oyo, secular capital do povo yoruba.



OUTROS VÍDEOS:
- GAL COSTA & MARIA BETHÂNIA - [ORAÇÃO DE MÃE MENININHA]
- CAETANO VELOSO - [ORAÇÃO DE MÃE MENININHA]
- GERÔNIMO & ELBA RAMALHO - [É D'OXUM]

4 comentários:

Unknown disse...

Luisamigo

Excelente trabalho - e excelente blogue. Muito obrigado pelo que me (nos) dás. Também sou leitor-amante de uma bela mulher chamada Literatura. Mas, a minha Raquel há 47 anos que é a primeira...

A Mãe Menininha de Gantois eu não conhecia. Mas, felizmente, aprende-se todos os dias; senão, acorda-se morto... rsrsrs

Vou voltar, não prometo quando, mas voltarei. Está-se bem aqui. Como espero que estejas lá na Travessa.

Abç

Ani Braga disse...

Bom dia Luiz,

Muito bom estar aqui, você sabe que adoro seu blog né? Estou sempre por aqui, mas nem sempre deixo comentários porque as vezes são pessoas ou temas que eu desconheço, mas a sua sutileza é tão grande nas suas postagens que sempre acabo procurando saber um pouco mais do que você posta... Muito legal sua iniciativa de mostrar coisas boas para as outras pessoas.

Beijos
Ani

Miriam de Sales disse...

Olá,passei para matar saudades e lhe desejar um Feliz Dia dos Pais.
Tem uma homenagem aos paihttp://mirokcaconversafiada.blogspot.com/s no "Conversa Fiada".
Abraços

Carmen Regina Dias disse...

Gostei muiuro de saber todas essas coisas sobre esta mulher esplêndida. Saravá! minha Mãezinha do Gantuá!