ESCRITORES

ESCRITORES

O que é o Tempo? - Uma visão filosófica


"O tempo é o maior tesouro de que um homem pode dispor; embora inconsumível, o tempo é nosso melhor alimento. Sem medida que o conheça, o tempo é contudo nosso bem de maior grandeza: não tem começo, não tem fim. É um pomo exótico que não pode ser repartido, podendo entretanto prover igualmente a todo mundo. Onipresente, o tempo está em tudo." [Raduan Nassar, em Lavoura Arcaica]



Santo Agostinho repõe o tema do tempo em termos que conduzem o pensamento da exterioridade para a interioridade.
[Por Cristiane Negreiros Abbud Ayoub em artigo da  Revista Cult » O tempo espelho da alma]

O que é o tempo? A questão não admite uma resposta direta. A dificuldade reside justamente no envolvimento do homem com o tempo, pois o homem também é temporal, mutável. Como, então, falar de algo do qual não se tem distância para avaliar? A resposta deve vir “sem se distanciar”, ou seja, a questão do tempo deve ser tratada como uma situação.
Assim, o tempo é próximo e familiar ao homem; contudo, a um simples questionamento sobre o que ele é, constata-se a ausência de resposta. Vive-se no tempo, mas sem saber o que ele é. Eis o entrave:
“O que é afinal o tempo? Quem o explicaria fácil e brevemente? Quem o captaria, ainda que apenas no pensamento, para proferir uma palavra sobre ele? Mas, ao falar, o que mencionamos que é mais familiar e conhecido do que o tempo? De algum modo, entendemos quando falamos do tempo, e também entendemos quando ouvimos outra pessoa falar dele. O que é, portanto, o tempo? Se ninguém me pergunta, sei; se eu quiser explicar a quem pergunta, não sei.” [Confissões XI].

Vídeos de canções que discorrem acerca do Tempo:
- [Expresso 2222], [Tempo Rei], [Parabolicamará] (Gilberto Gil)

- [Oração ao Tempo], [Cajuína], [Terra] (Caetano Veloso)

Nenhum comentário: